Hoje em dia quando pensamos em brincadeiras infantis vem sempre em nossa memória os jogos eletrônicos, vídeo game de última geração. Robôs que transformam em carros e outros mais com alta tecnologia.
As crianças de hoje vivem mais cercadas da proteção dos pais e por isso não conhecem as brincadeiras que fizeram parte da vida dos meninos e meninas dos anos 80.
Listamos nesta matéria, algumas brincadeiras que para os oitentistas, vão trazer lembranças muito gostosas. Preparem os lenços!
Brincadeiras para meninas
Elástico
As meninas adoravam, os meninos achavam um saco. Um elástico enorme ficava entre duas cadeiras afastadas (ou preso nas pernas das meninas) e uma delas vinha pulando e tendo que realizar várias tarefas. À medida que conseguia, as fases ficavam mais difíceis. A mãe não gostavam muito, porque o elástico prendia a circulação das filhas. Bobagem.
Pular corda
Enquanto duas pessoas batiam a corda, uma ia para o meio pular. E cantavam: “um homem bateu em minha porta. E eu abri. Senhoras e senhores ponham a mão no chão. Senhoras e senhores pulem num pé só. Senhoras e senhores deem uma rodadinha. É vá pro olho da rua!” era para fazer tudo que a música falava e depois sair enquanto a corda estava sendo batida pelas amigas. Se tocasse no pé, era eliminada da brincadeira. Á medida que as rodadas iam passando, a corda era batida de forma mais rápida (o popular foguinho). Uma diversão para as mais experientes era pular em grupo de dois, três ou até quatro garotas.
Cama de gato
Também conhecido por “barbantinho”.
Amarelinha
Era um alívio pelas oito casas e chegar ao céu, onde os dois pés podiam ficar no chão, com calma.
Sapino
Brincadeira das garotas (os meninos achavam ridículo) feita em cadernos durante as aulas. Escrevia-se em vertical o nome todo da menina, o menino paquerado, o dia, o mês e o dia da semana. E então, era feita uma conta maluca, para ver qual a combinação do dia. Dependendo da letra em que acabasse a conta, os resultados podiam ser o seguinte:
S_Saudade
A_Amor
P_Paixão
I_Ilusão
N_Namorado
O_Ódio
Jogos de bola para meninos
Dupla de praia
A origem, como o nome diz, foi a praia, mas todo mundo jogava nas quadras dos colégios.
Gol a gol
Brincadeiras comum nas horas em que se esperava o resto da turma chegar. Ou quando a maioria já tinha ido embora e dois fominhas insistiam em jogar mais um pouco.
Gol pequeno ou golzinho
Duas pedras ou dois chinelos serviam de traves, mas quem era mais sofisticado fazia uma baliza em miniatura, de madeira, com rede e tudo.
Um toque
Não valia dar bomba!
Para todos
Salada mista
Muita gente deu o primeiro beijo aí. Uma menina era sorteada e ficava de costas ou com os olhos vendados. Outra começava a perguntar, apontando um a um para os meninos, enquanto perguntava: “é esse?” tinha parava quando a menina dizia “sim”. E aí ela que escolher entre pera, uva, maça ou salada mista.
Stop (ou adedanha)
O começo de cada rodada era igual: “a-de-daaaa-nhá!” as principais categorias da brincadeira: homem, mulher, objeto, cantor ou cantora, ator ou atriz, animal, carro, cigarro, fruta, novela, lugar (tinha gente que chamava de CEP, e ali valia cidade, estado ou país), flor, cor e filme.
Serinho (ou sério)
Todo mundo já brincou e tinha que ser malandro: tenta fazer palhaçada (ficando sério, é claro) para o outro rir.
Bobinho
Sempre tinha um que não conseguia deixar de ser o bobinho e sair do meio da roda. Geralmente eram os mais baixinhos. Os meninos jogavam também com os pés. E ás vezes com um grau de dificuldade maior: podendo dar apenas um ou dois toques.
Quatro cantos
Uma variação do bobinho. Tinha que ser feita num local fechado (com quatro cantos) e não podia ter móveis ocupando espaço. Uma pessoa era escolhida e ficava no meio, enquanto quatro outras ocupavam os cantos (cada pessoa em um). As que estavam nos cantos trocavam de lugar umas com as outras, sem deixar o bobo ocupar nenhum canto.
Lenço atrás
Quem nunca caiu correndo e fugindo da pessoa para quem colocou o lenço?
Batatinha-frita
“Batatinha frita, um, dois, três!” aqui era difícil não rir e não mexer. Quando o colega que estava contando virava de costas, dava para mexer no nariz ou nos olhos, que sempre coçavam no meio do jogo. Lei de Murphy não é?
Tipos de pique
Pique-esconde arrastão, pique-grude ou pique-cola, pega-pega ou pique-pega (esse tinha variações: menino pega menina, menina pega menino, polícia e ladrão.) pique-ajuda pique-cola americano pique-bandeira pique-alto outras brincadeiras legais, alerta, bolinha de gude, dança das cadeiras (essa era mais comum em festas), elefante colorido (“elefante colorido”), estátua, gato mia, passa anel, pipa, queimado, corrida de chapinha e taco.
Matou a saudade? Compartilhe conosco outras brincadeiras que você se lembra. Fonte: Livro Almanaque anos 80.