Como nos anos 80 não existia internet, a televisão era um meio de distração muito usado. Famílias inteiras se reuniam diante da TV para assistir os mais diversos programas. Dentre eles um formato de programação fazia muito sucesso, por ser dinâmico e que prendia o telespectador, por ter vários episódios a cada semana. Era ele o seriado. A seguir falaremos um pouco de alguns que marcara a década de 80.
Casal 20 Passou nos mais diferentes dias e horários, sempre com grande audiência. Estreou no globo em maio de 1981. Robert Wagner e Stefanie Powers formavam o casal milionário Jonathan e Jennifer Hart. Ele era um empresário, dono da indústria Hart, e ela uma jornalista de espirito aventureiro que viviam viajando pelo mundo e solucionava os mais misteriosos crimes. Mas os dois nunca foram detetives.
CHIPS Formada por dois policiais rodoviários, o moreno Eric Estrada era Frank Poncherello e o louro Larry Wilcox, Jon Baker a serie quase não tinha violência, os trunfos eram os acidentes e as perseguições espetaculares. S serie era um ícone na primeira metade dos anos 80 quando virou fenômeno de audiência no SBT (mas passou também na Record e na Bandeirantes.
Águia de Fogo
A serie estrou no Globo em 1985, aos domingos, numa época em que os seriados americanos ocupavam toda a tarde dominical da programação. O nome do seriado dava-se ao helicóptero de alta tecnologia do governo do EUA. O helicóptero era pilotado por três pilotos e uma bela garota que só entrou na segunda temporada. E ainda tinha o chefe conhecido como Arcanjo, que usava óculos com a lente esquerda tapada. O Águia de Fogo tinha velocidade supersônica, câmera com infravermelho, lançador de misseis, capacidade de ser reabastecido no ar e até canhões de última geração.
Alf, o Eteimoso
Alfe era um alienígena que parou na terra depois que seu planeta, Melmec, explodiu. Ele escapou e acabou caindo em Los Angeles, na garagem da família Tanner. Alf era muito debochado e desastrado. Seu passatempo era perseguir a gato da família. A serie estreou na Globo em 1988.
Automan Era um holograma criado pelo seu perito em informática Walter Nebicher. Seu visual só aparecia a cabeça e o corpo imitava um circuito de computador e também possuía um carro muito veloz.
O Incrível Hulk A série foi produzida entre 1978 e 1982, teve 79 episódios e três telefilmes, incluindo o piloto. A série foi um marco dos anos 80, o ator Bill Bixby era Dr. David Banner, que quando se irritava por causa de um acidente em seu laboratório receberá uma dose de raios gama transformava em HULK, uma criatura grande e verde, que era representado por outro ator (Lou Ferrigno, ator e fisiculturista). Dr. Banner tinha duas notáveis capacidades: a de ser meter em encrencas e a de conseguir um emprego novo a cada semana. O Hulk era um brutamontes, mas politicamente correto, dificilmente socava alguém. Ele gostava mesmo era de arremessar bandidos ou esmagar as armas e virar os carros deles.
Dallas
Os episódios giravam em torno da milionária família texana Ewing dona de poços de petróleo e da companhia West Star. No Brasil, a serie estreou em novembro de 1981 e terminou com a morte de JR, empresário mau caráter que usava sempre um chapéu de boiadeiro. Entre idas e vinda a serie durou 14 anos.
Dama de Ouro
Quem não se lembra das aventuras da policial durona Kate Mahoney? A série só teve 12 episódios, mas o bastante para deixar sua marca aqui no Brasil. Apesar do sucesso, a rede americana ABC cancelou a serie no meio da primeira temporada, com receio de ver sua imagem associada a filmes de violência.
O Homem do Fundo do Mar
O serie do bom anfíbio fez muito sucesso no Brasil e em outros países, mas não nos Estados Unidos, e acabou durando apenas uma temporada. Mas por aqui, os 17 únicos episódios foram exibidos e reprisados durante três anos. Primeiro nas tardes de domingo da Globo e depois na Rede Manchete.
Os Gatões
A grande atração da série era general Lee um Dedge 1969 laranja. O carro tinha as portas soldadas (eles entravam pelas janelas) a bandeira dos confederados pintada no teto, o número 01 nas laterais e uma buzina pitoresca, que tocava a 11 primeiras notas do hino dos confederados. O seriado passava no comando de Hazzard, no sul dos Estados Unidos, onde vivia a família Duke.
Dois personagens também se destacavam combater os planos corruptos do comissário HOGG e do seu braço – direito o xerife Roscoe Coltrane e seu atrapalhado assistente Enos.
O Homem de Seis Milhões de Dólares
A série e sobre um homem biônico conde Steve foi submetido a uma operação feita por uma organização secreta, ligada ao governo americano onde parte do seu corpo foram substituídos por componentes biônicos e o custo era de seis milhões de dólares, daí o nome do seriado, LEE MAJORS interpretava o nosso herói que combatia o crime.
Duro na Queda
Depois do homem de seis milhões de dólares, LEE MAJORS protagonizou Duro na queda. Ele era o Dublê caçador de recompensas Colt Seaves, que perseguia criminosos a bordo de sua picape vermelha, com uma águia pintada no capô.
A Gata e o Rato
Passou no Brasil entre 1986 e 1990. Maddie Hoyes (Cybill Sthepherd) e David Addison (Bruce Willis) se conhecem depois que Maddie vai à falência e David a convence a não fechar sua agencia. As histórias mostravam não só as investigações, mas também as turras, numa relação de amor e ódio.
Esquadrão Classe A
O esquadrão Classe A era formado por quatro veteranos de guerra, eram eles; Tenente Templeton Peck, capitão H.M Murdock, coronel Jonhn Smith e o sargento B.A Depois de serem enganados pelo exército americano e terem sido condenados a prisão por um crime que não cometeu eles conseguem fugir e se tornam mercenários, agindo de maneira secreta abordo do seu famoso furgão preto. A serie era exibida no SBT e fez tanto sucesso que foi lançada uma linha e bonecos e brinquedos.
Trovão Azul
Era o concorrente do Águia de Fogo, só que com cenas aéreas mais eletrizantes. Começou a ser produzido nos Estados Unidos no mês e ano do rival: janeiro 1984. Mas não decolou, teve apenas 11 episódios do Trovão Azul contra 80 do águia de Fogo, a história e quase a mesma.
A Super Máquina
A série e sobre um escreveu carro preto batizado de K.I.T.T, que andava a 480km/h e tinha um turbo-propulsor e saltava grandes distancias. Também possuía raios-X, visão infravermelha, sistema de gravação de sons e muito mais. Era uma máquina que falava e tentava entender de Michael Knight (David Hasselhoff) que a dirigia para combater o crime.
Mulher Maravilha
Foi exibida no Brasil de 1979 até o início dos anos 80 primeiros na Globo e depois na Record. Lynea Carter dava vida a personagem Diana Prince, uma secretaria da Aeronáutica que usava os cabelos presos e tinha uma identidade secreta. O seriado teve apenas duas temporadas.
As Panteras
As Panteras tiveram às todas quatro formações em suas cinco temporadas. O trio Jill, Sabrina e Kelly foi o primeiro e mais famoso mas durou apenas a primeiras temporadas, de 1976 e 1977. No total, foram 109 episódios todos exibidos no Brasil e que tornaram a serie um dos maiores sucessos por aqui no fim dos anos 70 e início dos 80.
A Mulher Biônica Com o sucesso de Jaime Som Mers, que a princípio aparecia apenas em dois episódios do homem de seis milhões de dólares, ela ganhou uma serie própria e em 1982 a Globo passou a exibir a Mulher Biônica entre Sessão da tarde e o Sitio do Pica-Pau Amarelo.
Manimal Teve grande destaque pelos efeitos espécies que apareciam já na abertura da série, Jonathan Chase (Simon Mac Corkindale) era um homem que se transformava em animais e usava este poder para combater criminosos. A serie durou apenas oito episódios.
Magnum AQUI NO Brasil, Magnum estreou na Globo em 1982. Thomas Sulliram Magnun (Tom Selleck) era um veterano de Guerra que resolveu se tornar investigado particular no Havaí. Magnum ostentava um famoso e morava na mansão de um trilionario. Em troca, cuidava da segurança da propriedade, a cada episódio, ele tinha um caso para resolver.
Gemini Man Sam Casey (Bem Murphy) era um agente secreto americano que fora afetado pela radiação emitida numa explosão submarina. Assim ele adquiriu o poder da invisibilidade, para sumir ou aparecer, basta apertar um botãozinho em seu relógio digital, Sam podia ficar invisível durante 15 minutos a cada 24 horas ou ele morreria.
O Homem da Máfia Foi uma grande aposta da Rede Globo em 1989, mas seu título foi uma bola fora por que a serie era sobre o agente do FBI Vinnie Terranova, que se infiltrava, em organizações criminosas e nos primeiros episódios a máfia estava em sua mira, mas depois ele começou a combater outros bandidos e o título aportuguesado perdeu completamente o sentido. O nome original era Wiseguy.
A Ilha da Fantasia No Brasil, a ilha da fantasia atravessou quase toda a década de 80, foram 157 episódios produzidos entre 1978 e 1984. Só dois atores eram fixos na série sobre a ilha paradisíaca onde qualquer desejo podia ser realizado: o anfitrião sr. Roarke (Ricardo Montalban) e seu auxiliar, o anãozinho Tatoo (Hervé Villachaizel) que roubava a cena.
Miami Vice Foram produzidas cinco temporadas, e as três primeiras passaram no SBT, entre 1986 e 1988. A partir de 1990, a globo exibiu episódios inéditos dos dois últimos anos da série, mas cortava sequências e cenas. A partir de 1991 a TV Gazeta de São Paulo transmitiu a última temporada, sem cortes. O seriado inovou por colocar música no estilo videoclipe, ditando o ritmo do roteiro. Miami Vice era um grupo de policiais disfarçados, que se infiltrava em quadrilhas criminosas para desmantela-las. Outra característica era a infinidades de celebridades que participavam dos episódios.
Profissão Perigo O Seriado estrelado por Richard Dean Anderson, foi um clássico dos anos 80. Teve sete temporadas e mostrava um herói diferente. MACGYVER, um ex-agente das Forças Especiais, era o gênio do improviso, ele se salvara das situações mais perigosas sem apelar para a violência ou pegar armas apenas seu inseparável canivete suíço. Ele usava apenas o que tinha a mão e seus conhecimentos de química e física. Foi um dos maiores sucessos entre os seriados que passaram na Globo nos anos 80, com certeza deixou muita saudade.
Punky, a Levada Da Breca Punky vivia com um velho zelador de um edifício de Chicago, Eddie, que a adotou pois fora abandonada pelos pais. Ela tinha 8 anos, era muito fofa e vivia se metendo em confusões.A história tinha ainda o cachorrinho vira-latas Brandon parceiro inseparável da menina. Foram produzidas quatro temporadas entre 1984 e 1986, e em 1988. No Brasil passava no SBT.