top of page
Posts Recentes
Posts Em Destaque

Seleção Brasileira de 82, da Arte ao Choro


Elenco da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982

Um dos eventos esportivos mais populares no Brasil e no mundo, e até hoje, é a copa do mundo. Nos anos 80 não era diferente, ruas enfeitadas, o povo brasileiro estava em total êxtase com a copa de 82, pois o Brasil destacava-se por ter escalado umas das melhores seleções de todos os tempos, sendo admirada até nos dias de hoje. Foi uma pena está incrível seleção não ter levado o caneco naquela copa.


A seguir vamos matar a saudade daquela que seria uma das copas mais injustas (para nós brasileiros) que já ouve.


Uma das primeiras medidas da então nova entidade CBF (Confederação Brasileira de Futebol) antiga CBD (Confederação Brasileira de Desportos) foi contratar o técnico Telé Santana, que era muito disciplinador e que sempre privilegiava jogadores talentosos. Naquele ano de 1982 o Brasil vivia uma fase de transições. No plano politico, a ditadura militar começava a dar lugar à democracia.


Seleção brasileira de 1982

Em toda a história da copa, poucas seleções conseguiram cativar tantos torcedores e críticos como o Brasil em 82. A seleção brasileira tinha em seu grupo jogadores de renome daquela época como Leandro, Júnior, Toninho Cerezo, Paulo Roberto Falcão, Zico, Socrates e Eder.


A copa do Mundo de 1982 foi a 12º edição das copas do mundo. Foi também a primeira a contar com 24 seleções, entre elas várias estreantes, no total, 105 países participaram das eliminações e a copa ocorreu na Espanha.

O Brasil estreou contra a União Soviética (vitória de 2 a 1, de virada). Depois goleou (4 a 1 na Escócia). A partir dali a seleção brasileira ganharia prestígio e seria apontada como séria candidata ao título, no primeiro jogo da segunda fase, 3 a 1 sobre a então campeã mundial, Argentina.


Itália vs Brasil na Copa de 82

Tudo eram flores naquele momento para o Brasil, porque bastaria um empate com a Itália para que a vaga na semifinal estivesse garantida, por que a seleção da Itália não vinha muito bem na competição, e parecia não ser um adversário para se temer. Mas o que se viu em jogo foi decepcionante para o povo brasileiro. A Itália marcava com rigor o habilidoso time brasileiro, e souberam jogar no era da nossa seleção, e venceram o jogo por 3 a 2, com três gols de Paolo Rossi, o “carrasco” do Brasil.

No jogo, o Brasil empatou duas vezes, mas não teve forças para reagir após sofrer o terceiro gol aos 29 minutos do segundo tempo. Até hoje o Brasil chora a precoce desclassificação daquela que seria uma das melhores seleções de todos os tempos.


Mesmo com a derrota, a seleção foi recebida com festa aqui no Brasil.


Sites Consultados:

Nenhum tag.
Procurar por tags
bottom of page