top of page
Posts Recentes
Posts Em Destaque

Diretas Já 1983

O maior movimento civil da história do Brasil ocorreu entre os anos 1983 e 1984 a fim de retomar as eleições diretas no Brasil para presidente da República.

O maior movimento civil da história do Brasil

Naquela época, ainda na ditadura militar, o governo era do general João Figueiredo que durante seu mandato fez uma reforma política e acabou com o sistema bipartidário (ARENA e MDB). Esse ato abriu espaço para a formação de novos partidos como PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro),PDS (Partido Democrático Social), PT (Partido dos Trabalhadores), PDT (Partido Democrático Trabalhista) e PTB (Partido Trabalhista Brasileiro).

Acontece que,a população não possuía direito ao voto. A escolha do presidente ocorria por meio de poucos votos apenas de pessoas importantes, eleitores representantes de diferentes organizações, regiões ou entidades. A eleição ocorria em Colégio Eleitoral, uma assembleia fechada. Eram as chamadas eleições indiretas.

Deputado Dante de Oliveira, autor da emenda das Diretas Já em 1983

Diante disso, no dia 2 de março de 1983, o então deputado federal Dante de Oliveira criou um projeto de emenda que estabelecia eleições diretas, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº05/1983, que ficou conhecida como “Emenda Dante de Oliveira”.


A emenda alcançou grande apoio da população e a ideia de criar um movimento em seu favor foi lançada pelo senador Teotônio Vilela no programa Canal Livre da TV Bandeirantes. O movimento, batizado de “Diretas Já” mobilizou entidades de classe e de sindicatos membros do PMDB, PT e PDT. De acordo com uma pesquisa do IBOPE, 84% da população brasileira eram favoráveis à aprovação da emenda.

Ulysses, Montoro e Lula no comício das Diretas na Praça da Sé em 1984

As manifestações representaram também a insatisfação do povo brasileiro com a perseguição política e a ineficiência econômica do governo militar. Na época, a inflação chegava a 211%, a dívida externa comprometia boa parte das riquezas do País e a crise do petróleo afastava investidores.

A primeira manifestação pública ocorreu no dia 31 de março de 1983 em Pernambuco com apenas 100 pessoas. A segunda, em Goiânia dia 15 de junho de 83 com 5.000 pessoas, em novembro foi para Curitiba e assim por diante. Em São Paulo ocorreu em 27 de novembro de 83, sua primeira manifestação, na Praça Charles Miller em frente ao Estádio do Pacaembu com 15.000 participantes.

O movimento foi crescendo aos poucos e ganhou força com um evento realizado no Vale do Anhangabaú, no dia 25 de janeiro de 1984, em pleno aniversário da cidade de São Paulo. Cerca de 300.000 pessoas se reuniram na Praça da Sé.

Cerca de 300 mil pessoas participaram do histórico comício na campanha pelas Diretas Já, na Praça da Sé, em 1984

No Rio de Janeiro, em 10 de abril de 1984, o movimento reuniu, em seis horas, um milhão de pessoas que ouviram os apoiadores das diretas em comício promovido na Candelária. Mas o ato de maior concentração mesmo ocorreu em São Paulo dia 16 de abril, o chamado “O Comício do Anhangabaú”, liderado por Tancredo Neves. Cerca de 1,7 milhões de pessoas se mobilizaram.

No Anhangabaú, o maior e último comício pelas Diretas reuniu 2 milhões de pessoas em São Paulo

Vários atores e músicos como Chico Buarque, Milton Nascimento e Fernanda Montenegro, participavam ativamente de comícios e se apresentavam em palcos, dentre eles Fafá de Belém foi considerada a mais presente e atuante, ficou conhecida como a "Musa das Diretas".

Fafá de Belém, a Musa das Diretas

Na televisão, o presidente Figueiredo classificava como 'subversivos' os protestos e, para reprimir as manifestações populares, aumentou a censura sobre a imprensa durante o mês de abril de 1984.


Em 25 de abril de 1984, a emenda constitucional das eleições diretas foi colocada em votação. Às vésperas da votação houve um blecaute de energia em parte das regiões sul e sudeste do País, causando apreensão na população que esperava acompanhar a votação pelo rádio. O apagão durou cerca de duas horas segundo a Eletrobrás.

Congresso lotada por manifestantes no dia da rejeição da emendas das Diretas Já

Para a desilusão do povo brasileiro, ela não foi aprovada. Se fosse aprovada, o voto direto ocorreria já nas eleições de 1985. No entanto, com as eleições indiretas, Tancredo Neves foi eleito presidente do Brasil em 15 de janeiro de 1985.

Posse de Tancredo em 1985

Como já sabemos Tancredo não chega a assumir, pois falece antes da posse. Em seu lugar, governa José Sarney, vice-presidente. Saiba mais sobre o governo Sarney: Em breve.


As eleições diretas para presidente do Brasil só ocorreriam em 1989, após ser estabelecida na Constituição de 1988.

Ulysses Guimarães e a nova Constituição de 88

Leia nossa matéria sobre a Constituição de 88: Em breve

Sites Consultados:

Nenhum tag.
Procurar por tags
bottom of page