top of page
Posts Recentes
Posts Em Destaque

Movimento Punk

Festival "O começo do fim do mundo", em Novembro de 1982

Hoje iremos falar sobre o movimento punk. Este movimento nasceu em Nova Iorque entre 1974 e 1975, tendo como seu principal representante a banda The Ramones, formada em 1974. Assim como o Rock, inevitavelmente este movimento também chegou ao Brasil um tempinho depois.


Claro, antes tarde do que nunca não é mesmo?


No Brasil, o Punk chegou em uma época em que, não só a cultura do país estava em transição, mas a política também. Apesar de ter origem estrangeira, a ideologia punk teve bastante discussão entre os jovens, que através de suas músicas expressavam dúvidas, anseios e posicionamentos políticos e assim como o rock, aos poucos jovens inconformados com os problemas que vivenciavam cotidianamente em bairros mais carentes de São Paulo, bairros utilizam da agressividade como válvula de escape e criação artística. Atribuindo o novo estilo musical a uma forma de protesto que influencia não só as músicas que criavam e ouviam, mas também forma que se vestiam, penteavam seus cabelos e até mesmo na forma como se portavam perante a sociedade.


Tal comportamento é facilmente notável, principalmente no período pós-ditadura militar, refletindo assim não só fenômenos culturais, mas também históricas onde, questões políticas, econômicas e sociais eram muito abordadas.


No início, eram basicamente consideradas gangues de rua que possuíam em comum o gosto pela música, a forma de vestir e o ódio um pelo outro. Para diminuir esta rivalidade e o unir os Punks existentes em São Paulo, surge a ideia de organizar um festival de música, tendo a participação de grandes bandas no cenário do punk rock Brasileiro como Inocentes, Cólera e Ratos de Porão.


Banda Ratos de Porão

Organizado em 1982, o festival denominado o “Começo do Fim do Mundo”, ficou registrado como um dos maiores festivais punk do Brasil, mas acabou em pancadaria da polícia com os punks.


Com a explosão de bandas de rock como Titãs, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Ira!, Kid Abelha e Ultraje a Rigor, que ganharam mais apelo comercial, a ideologia de ódio proposta pelo movimento punk acabou não tendo muita repercussão entre o público maior se tornando um marco cultural e histórico que demonstra o tamanho da vontade dos jovens da época em acabar com a repressão que rodeava o país.

Vale a pena ressaltar que este movimento teve grande influência sobre a estética de muitas bandas e gêneros músicas no Brasil, deixando como legado a ironia, o questionamento e a indignação de questões cotidianas muitas bandas ainda hoje carregam.



Sites consultados:

Nenhum tag.
Procurar por tags
bottom of page