A Programação infantil dos anos 80 não faltou opções de programas e horários. Diferente de hoje, os canais abertos investiam mais em programas infantis. Foi também a década que lançou vários apresentadores que fazem sucesso até nos dias de atuais, entre elas estão Xuxa, Angélica, Mara Maravilha entre outras. Balão Mágico
O grupo Balão Magico era formado por 4 crianças entre elas aparecia para o cenário brasileiro uma garotinha de 6 anos o nome dela era Simony que a partir de 1983 comandaria o programa que levaria o mesmo nome do Grupo, Balão Mágico. Quem também ajudava a apresentar além de Simony e os outros integrantes era o boneco FOFÃO. Uma mistura de homem, cachorro e ser intergaláctico, interpretado pelo saudoso Orival Pessini.
Programa do Bozo
Como era gostoso acordar cedo (para quem não tinha aula pela manhã) e assistir ao programa do Bozo, (que mais tarde se tornaria só Bozo).
Muita gente nãos sabe, mas o programa não foi criado e era sucesso em mais de 40 países. Aqui ele foi apresentado por cinco atores, mais o que marcou mais foi Luiz Ricardo. O programa saiu do ar em 1991.
Clube da Criança
O programa estreou em 1983, e começava ali a carreira de apresentadora infantil da musa do Brasil: Xuxa Meneguel. Era transmitido pela antiga Rede Manchete, sempre as tardes de segunda a sexta. Xuxa comandou a atração por dois anos, antes se mudar para a Rede Globo. Assim o programa o programa virou um programa sé de desenhos, até que em 1988 a Rede Manchete apostou em uma nova apresentadora que já estava fazendo sucesso em outro programa também da Manchete: Angélica, veio a consagração: o programa aumentou o IBOPE com as aventuras japonesas de Jaspion e Changeman e Angélica se tornaria mais notória com o lançamento da música Vou de Taxi.
Sítio do Pica-Pau Amarelo
O programa é uma adaptação do livro de Monteiro Lobado, e estreou no dia 7 de março e 1977 e ficou no ar até 1986, que venderam 1.436 capitulo alguns atores forma sendo substituídos, à medida que iriam crescendo. Os personagens eram:
Dona Benta, Tia Anastácia, Narizinho, Pedrinho, Emília Visconde de Sabrigosa, Tio Barnabé, Saci, Cuca, Zé Carneiro, Garnizé, João Perfeito e seu Elias.
Chaves
O seriado mexicano estrou no Programa do Bozo aqui no Brasil em 1984 mas já fazia sucesso lá fora. Aqui ganhou um horário próprio no fim dos anos 80 e virou sucesso absoluto entre acrianças e adultos e junto com Chapolim, que também faz parte da empresa de Roberto Bolaños (criador do Chaves), e assistindo até nos dias de hoje, mesmo sendo os episódios repetidos.
Turma do Lambe-lambe
Passava diariamente entre 1976 a 1986 com Daniel Azulay que ensinava as crianças a desenhar e era uma programação educativa.
DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI
Comandado por Mariane estreava em maio de 1989 e em 1990 mandaria o nome do programa para apenas Mariane. Tinha o mesmo enredo dos outros. Desenhos, plateia infantil e jogos.
Oradukapeta
Sérgio Mallandro ganharia uma atração infantil diária depois de fazer sucesso com outros programas. O Oradukapeta foi exibido de 1987 a 1990 e teve um quadro que cairia no gosto da criançada por ser muito engraçado e divertido era ele: A porta dos desesperados.
Show Maravilha
No universo de apresentadoras loiras aparecia Mara Maravilha, morena que faria muito sucesso com seu programa infantil que de 1987 a 1989 era exibido á tarde e em 1990 passou para a manhã.
Show da Xuxa
Depois de sair do Clube da criança, na manchete XUXA se mudou para a Rede Globo onde tornaria o maior ídolo infantil dos anos 80. O xou da Xuxa ia ao ar de segunda a sábado, estreou no dia 30 de junho de 1986 até 1992. Além das brincadeiras, tinha desenhos que marcaria a infância de muitas crianças, como os Smurfs, Thundercats Caverna do Dragão e He-Man. A loira fazia a cabeça da criançada, hits em festas infantis, também lançou filmes, roupas, botas minissarais etc.
Os Trapalhões
Formado pelo quarteto Didi, Dede, Mussum e Zacarias, os trapalhões surgiu em 1966 com outra formação e foi em 1975 que a formação clássica surgiu na TV Tupi. O sucesso viria dois anos mais tarde já na Rede Globo e ficou até 1995 sempre aos domingos.
O grupo faria tanto sucesso que lançaram discos, filmes, copos, roupas e acessórios e os shows era sempre lotado e os Gibis eram uma febre entre a criançada.
Dois duros golpes abalariam e muito o grupo: o falecimento de Zacarias em 18 de março de 1990 e Mussum em 29 de julho de 1994.